Postado por assecmg on 25 set 2021 /
Nenhum comentário
Servidor da ativa ou aposentado do CDTN: conheça melhor a Assec-MG e venha se associar!
Depois de muito tempo sem reposição de novos servidores públicos federais, sem a realização de novos concursos públicos, inclusive nas instituições de pesquisas, o serviço público brasileiro passa agora por alterações que poderão alterar, de vez, o futuro dessa categoria de trabalhadores. Estão em curso, no âmbito do governo federal, ações inclusive que tentam desvincular os servidores da ativa dos servidores aposentados. Espera-se que essas alterações não aconteçam, pois seria, no mínimo, um desrespeito e injustiça com esses servidores que prestaram relevantes serviços à sociedade ao longo de suas vidas de trabalho.
Associações de servidores da CNEN são instituições fundamentais na defesa dos interesses da categoria e da instituição a que pertencem ou a que pertenceram. Na CNEN, a situação salarial dos servidores vem sendo prejudicada, paulatinamente, com o congelamento salarial, imposto desde 2017, e agravado com a perda de adicionais relacionadas à radiação ionizante. Além disso, ao longo do tempo o governo vem diminuindo também a sua participação no nosso plano médico. Uma ameaça também a ser considerada é a aproximação do plano de saúde GEAP com a CNEN, no sentido de que a CNEN faça adesão a esse plano. É importante ressaltar que, atualmente, a regra é que uma instituição pública só pode ter uma única modalidade de plano de saúde coletivo.
A semente que deu origem à Assec-MG foi a Diretoria Regional da Associação dos Empregados da Nuclebrás, em 1985. Em 1989, foi criada então a hoje Associação dos Servidores da CNEN em Minas Gerais. São 36 anos de trabalho constante, desde sua origem, em defesa de seus associados. Na aba história, do item de menu “SOBRE A ASSEC MG”, ilustrado na Figura 1, você pode ter acesso a todos os feitos dessa associação de sua origem até os dias atuais.
Figura 1 – Página do site da Assec-MG, onde é registrada a história dessa Associação.
A composição da atual diretoria da Assec-MG, considerando os titulares e suplentes, é composta por quatro associados aposentados e cinco associados da ativa. Observa-se que a composição dessa diretoria é da ordem de 50% de aposentados e 50% de servidores da ativa.
Um estudo, a partir do banco de dados dos associados, suplementado por uma lista atualizada de servidores da ativa, fornecida pelo SEGEP/CDTN em 19 de setembro de 2021, e em levantamento de servidores da Assec-MG que são também filiados à Aspan, possibilitou quantificar e traçar o perfil dos associados da Assec-MG.
QUANTIFICAÇÃO DOS ASSOCIADOS DA ASSEC-MG
A Assec-MG foi criada inicialmente abrigando somente servidores da ativa. Na Figura 2, constata-se que o número de associados aposentados já ultrapassa o número de associados da ativa. Um fato interessante é que, em 19/09/2021, o CDTN contabilizava 257 servidores na ativa. Ou seja, o número de associados aposentados, 255, já é praticamente igual ao número total de servidores da ativa.
Figura 2 – Composição do quadro de associados da Assec-MG (ativa X aposentados).
Na Figura 3, ilustra-se, em especial, a composição dos aposentados associados à Assec-MG e que também são associados à Aspan.
Figura 3 – Composição do quadro de associados da Assec-MG (ativa X aposentados: Assec e Aspan).
PERFIL DE IDADE DOS ASSOCIADOS
Conforme mostrado na Figura 4, em 22/09/2021, a faixa de idades dos servidores da ativa associados varia de 33,4 a 74,3 anos. Já para os associados aposentados, a faixa varia de 57,2 a 92,9 anos.
Figura 4 – Idades mínima, média e máxima dos associados da ativa e aposentados.
Nas Figuras 5, 6 e 7, são apresentados histogramas com largura de faixa de idades de 5 anos, considerando todos os associados, somente os associados da ativa e somente os associados aposentados, respectivamente.
Análise das idades de todos os associados:
Considerando a citada largura de faixa e, com base na Figura 5, pode-se constatar que a maior concentração de idades de todos associados está na faixa de 65 a 70 anos.
Figura 5 – Histograma das idades de todos os associados (ativa e aposentados).
Análise das idades dos associados da ativa:
Na Figura 6, observa-se que a maior concentração de idades se dá na faixa de 60 a 65 anos e na faixa de 65 a 70 anos. Com base nessa Figura, pode constatar que, em 24/09/201, 57,1% dos servidores associados da ativa já tem mais de 60 anos de idade. Ou seja, tem-se um grande potencial de servidores que pode se aposentar a qualquer momento.
Figura 6 – Histograma das idades de todos os associados (ativa e aposentados).
Análise das idades dos associados da aposentados:
Na Figura 7, observa-se que, em 24/09/2021, a maior concentração de idades se dá na faixa de 65 a 70 anos e na faixa de 70 a 75 anos. Já para os associados aposentados, tem-se 96,5% com idades maiores do que 60 anos.
Figura 7 – Histograma das idades dos associados aposentados.
Análise de gráficos cumulativos de idades:
Nas Figuras 8, 9 e 10, são apresentados gráficos cumulativos de idades, em percentuais, a partir de uma determinada idade de referência, considerando todos os associados, somente os associados da ativa e somente os associados aposentados, respectivamente.
A partir da Figura 8, pode-se constatar que, em 24/09/2021, no quadro atual de associados da Assec-MG, 88,7% dos associados têm idade acima dos 55 anos.
Figura 8 – Gráfico acumulado de idades de todos os associados (ativa e aposentados), acima de uma determinada idade de referência.
Já entre os servidores associados da ativa, pode-se constatar, com base na Figura 9, que, em 24/09/2021, 75,1% dos associados têm idades acima dos 55 anos.
Figura 9 – Gráfico acumulado de idades de associados da ativa, acima de uma determinada idade de referência.
Para os servidores associados aposentados, pode-se constatar, com base na Figura 10, que, em 24/09/2021, todos têm idade acima dos 57,2 anos.
Figura 10 – Gráfico acumulado de idades de associados aposentados, acima de uma determinada idade de referência.
É PRECISO FORTALECER A Assec-MG
A manutenção e o fortalecimento dessa associação são objetivos que devem ser perseguidos por todos os associados.
Conforme visto anteriormente, o número de servidores associados aposentados já supera o número de servidores da ativa associados à Assec-MG.
Os desafios da categoria de servidores públicos federais tendem a ser maiores daqui para frente e é premente que a associação que os representa seja reforçada.
Assim, é importante que novos servidores da ativa, ainda não associados, venham a fazer parte da Assec-MG, inclusive como forma de revitalizar o quadro de associados e que venham a se candidatar nas próxima eleições da Diretoria, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal dessa Associação. Com certeza, é importante também que os servidores aposentados permaneçam filiados a Assec-MG , bem como é bem-vinda a adesão de servidores aposentados que ainda não estejam filiados à essa Associação.
Somente fortalecidos e unidos é que poderemos fazer frente aos desafios já em curso e os vindouros que nos aguardam. Vamos valorizar o trabalho de lançamento da semente de trabalho coletivo em defesa dos servidores, em 1985, ainda na época da Nuclebrás, que resultou na criação da Assec-MG em 1989.
NOTAÇÕES:
Aspan – Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Área Nuclear
SEGEP – Serviço de Gestão de Pessoas (CDTN)
GEAP – Grupo Executivo de Assistência Patronal
Nuclebrás SA – Empresas Nucleares Brasileiras
Matéria: Wellington Antonio Soares
Diretoria da Assec-MG
Belo Horizonte, 24 de setembro de 2021
Última atualização : 30/09/2021: