Postado por assecmg on 13 mar 2020 /
Nenhum comentário
Vinicius Verna Magalhães Ferreira, um pesquisador do setor nuclear que, em curto período de tempo, trabalhou em campo, formou novas gerações, gerou conhecimento e os disseminou !
A ASSEC-MG e todos os colegas do CDTN, bem como orientandos e vários professores e profissionais de seu contato foram pegos de surpresa, com a partida precoce do nosso querido colega Vinicius Verna. Um ser humano apaixonado pelo seu trabalho e sempre disposto a disseminar os seus conhecimentos sobre as aplicações da tecnologia nuclear em benefício da sociedade. Na assembléia da ASSEC, em 05 de março, ele foi homenageado com algumas palavras e com uma salva de palmas. Paulo Ney de Araújo Barros nos brinda com um belo e comovente texto sobre Vinicius Verna.
Vinícius Verna Magalhães Ferreira! Para alguns, Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares, com graduação em Engenharia Elétrica, sendo todos esses títulos obtidos na UFMG. Para outros, servidor dedicado, que se entregava por completo naquilo que se propunha a fazer. Prestou toda a sua trajetória profissional, iniciada em setembro de 1998, para o CDTN, para a CNEN e para o Brasil.
Vinícius, contudo, foi muito mais do que isso. Pai dedicado, irmão confidente, filho amado, atleticano convicto, ele era, antes de tudo, amigo! Com uma maneira rara de perceber e viver o mundo, escolheu o bem como lema de vida. Com um espírito aberto, relacionou-se não apenas com sua trajetória, mas com todos que a cruzaram, de modo indistinto. Dono de um coração sensível, não poupou esforços – e esteve sempre pronto e presente – para servir ao próximo. O verdadeiro amigo certo das horas mais incertas.
E é, justamente, por tudo isso que ele foi, acreditou e viveu, que temos a sensação de que a vida confundiu-se com seus ponteiros e antecipou a sua hora. Inesperadamente, o destino rompeu com nosso pacto de amizade e descumpriu todas as suas leis. Não à toa, nos sentimos com a razão e no direito de sentir saudade e tristeza. Muita tristeza! O dia 21 de fevereiro de 2020 nunca mais será o mesmo.
Amigo Vinícius Verna Magalhães Ferreira, Deus o chamou para ficar ao lado Dele. O seu devido e merecido lugar! Fique bem! Até qualquer dia…
Paulo Ney de Araújo Barros
ASSEC-MG
Belo Horizonte, 13 de março de 2020.