Postado por assecmg on 26 jun 2021 /
Nenhum comentário
Silvério Ferreira da Silva Júnior, servidor do CDTN, aposentado recentemente, nos deixou no dia 19 de junho de 2021, vítima de um infarto fulminante.
Silvério possuía graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2005).
Trabalhou no CDTN, no período de 1977 a 2019, tendo se aposentado como Tecnologista Sênior III da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Tinha vasta experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Ensaios Não Destrutivos.
Participou em várias bancas de defesa de mestrado e doutorado na Pós-graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Materiais e Minerais do CDTN, no Mestrado em Engenharia de Materiais do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e no Mestrado em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Ouro Preto.
Foi professor do Curso de Pós-graduação do CDTN e professor colaborador em outras instituições de ensino.
A evolução de uma instituição é fruto do trabalho de seus servidores, cada um contribuindo em sua área específica de atuação. Silvério contribuiu para a evolução do CDTN na área de ensaios não destrutivos, caracterização de materiais e comportamento mecânico de materiais, onde seus conhecimentos eram também fundamentais nas áreas de integridade estrutural e extensão de vida de centrais nucleares.
Silvério era uma pessoa dedicada ao que fazia e transmitia os seus conhecimentos adquiridos, com esmero e carinho aos seus orientados. Era uma referência na área de ensaios não destrutivos. Perde não somente a família, mas também o CDTN. Com certeza, mesmo ainda aposentado, ele poderia contribuir e muito com seus conhecimentos teóricos e práticos na área.
A nossa solidariedade aos familiares, em particular à servidora aposentada do CDTN, Selma Soares Correa Silva, esposa do Silvério, aos filhos e também aos amigos.
Diretoria da ASSEC-MG
Belo Horizonte, 26 de junho de 2021