Postado por assecmg on 08 abr 2021 /
Nenhum comentário
Em 06 de abril de 2021, o Fórum das Entidades de Representação dos Servidores das Carreiras de C&T, lançou carta aberta à comunidade de C&T e à sociedade brasileira, questionando trabalho feito pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, contendo propostas e avaliações de Unidades de Pesquisa do MCTI, e sem disponibilização pública dos resultados desse trabalho.
Questiona ainda a não participação de servidores dessas Unidades, de comitês científicos, de representantes da comunidade científica e, de acordo com a carta, nem mesmo dirigentes dessas instituições na elaboração desse trabalho.
A não publicização dos resultados desse trabalho aos servidores já tinha sido objeto de questionamento do Fórum de C&T em reunião com o MCTI em 26 de fevereiro de 2021.
O Fórum solicita ao MCTI que não promova qualquer modificação ou se implante qualquer “solução mágica” proposta no trabalho, sob marca de “sigilo”, sem antes promover um debate com os servidores, a comunidade científica e os usuários das Unidades de Pesquisa.
Manifesta, ainda, preocupação com a ausência de informações, até o momento, sobre os Comitês de Busca do Observatório Nacional- ON e no Museu de Astronomia e Ciências afins -MAST.
Requer também, ao MCTI, a volta de um calendário de reuniões e diálogos proativos entre o Fórum e a direção do ministério, conforme funcionava no primeiro ano deste governo, e que se conte com a presença, sempre que possível, do Ministro de Ciência e Tecnologia.
Clique no link abaixo para acessar a íntegra da Carta Aberta disponível no site da ASSEC-MG.
Carta Aberta do Fórum de C&T – 06/04/2021
Fonte das informações: Carta Aberta do Fórum de C&T_
Belo Horizonte, 08 de abril de 2021