Postado por assecmg on 01 dez 2019 /
Nenhum comentário
ASSEC-MG esteve presente no Seminário Anual do Fórum de C&T em Manaus
Entidades sindicais representativas dos servidores das carreiras de C&T, que compõem o Fórum de C&T, realizaram seu Seminário Anual em Manaus, no período de 12 a 14 de novembro. Representantes da ASSEC-MG também estiveram presentes no evento.
No Seminário, com palestra do economista Sr. José Carlos de Assis, as entidades promoveram uma profunda análise de conjuntura e definiram um plano de lutas para o ano de 2020.
Como resultado desse evento, foi elaborada a Carta de Manaus, que resume as estratégias de luta e conclusões do Seminário, com as linhas de defesa da Ciência e Tecnologia no Brasil.
Na Carta de Manaus, o Fórum de C&T manifesta as preocupações com os Institutos Públicos de pesquisa, como por exemplo a proposta de fusão da CAPES com o CNPq e a alteração estrutural da CNEN, sem qualquer discussão com a comunidade institucional ou com a sociedade em geral. Aborda ainda as preocupações com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, a reforma administrativa, a não recomposição da força de trabalho, o que, ameaça os institutos públicos de pesquisa e os órgãos fomentadores da ciência nacional, com consequente desfiguração e extinção das carreiras de C&T.
Na Carta de Manaus, você pode ter acesso as ações emergenciais propostas no Seminário, tendo como ponto de partida a defesa do Sistema de Ciência e Tecnologia.
ASSEC-MG
Belo Horizonte, 30 de novembro de 2019.