Postado por assecmg on 22 nov 2019 /
Nenhum comentário
O Diretor do CDTN falou, mas não comunicou!
Infelizmente, nos últimos meses, a Direção do CDTN mantêm uma postura desrespeitosa com os servidores e sua entidade de representação, a ASSEC/MG.
Mesmo após insistentes pedidos da Associação, a Direção não se apresenta para dialogar com os servidores a respeito de temas importantes, sobre os quais circulam rumores pelos corredores da instituição.
Ontem, 21/11, por meio de um podcast (gravação de áudio), publicado na Intranet do CDTN, a Direção do Centro enfim se manifestou. Entretanto, o Diretor, Luiz Ladeira, trouxe poucas informações para os servidores. Na realidade, parte das informações já era de conhecimento geral.
O Diretor falou sobre iminente lançamento do novo laboratório GRANIOTER, que atuará com pesquisa e desenvolvimento envolvendo as cadeias de grafeno, nióbio e terras raras. Essa aparente boa notícia ainda não esclarece dúvidas dos servidores. Qual será a natureza jurídica do laboratório? Será uma organização social? Quem irá atuar nesse laboratório? Serão servidores da carreira de C&T? Quais as previsões para tamanho e capacidade do laboratório? Terá orçamento próprio ou será compartilhado com o do CDTN? O “nuclear” deixará de ser definitivamente o foco da instituição?
Outro tema, sobre o qual a fala não trouxe nenhum novo esclarecimento, foi sobre a reestruturação da CNEN, que tanto aflige os servidores. Por que a CNEN e o CDTN não publicam a proposta de reestruturação envida ao MCTIC? Quais os prós e os contras dessa proposta para o CDTN?
Na esperança que essas ações possam, de alguma forma, fortalecer o Centro, melhorar a motivação, tão desgastada da sua força de trabalho, os servidores, por meio de sua representação, aguardam uma postura mais transparente e proativa da atual Direção do CDTN.
Esta instituição, pela qual prezamos e lutamos, é fruto de décadas de trabalho e, principalmente, do esforço de centenas de servidores, ativos e aposentados, que nesse momento preocupante da vida do Centro, não concordam em serem colocados à margem por qualquer Direção, sempre temporária, por sua natureza.
Diretoria da ASSEC/MG
Belo Horizonte, 22 de novembro de 2019
Texto atualizado em 05/12/2019