Postado por assecmg on 07 nov 2019 /
Nenhum comentário
Na ausência de informações por parte da direção do CDTN sobre o destino da CNEN e do próprio Centro, a ASSEC-MG busca obtê-las junto ao presidente da CNEN.
A reestruturação de qualquer organização é sempre fator de apreensão e dúvidas dos seus funcionários, podendo alterar o equilíbrio emocional dos mesmos, afetar o bom desempenho tanto do profissional como da própria organização. Assim, manter os funcionários bem informados sobre o andamento da reestruturação é um fator que pode contribuir para a melhoria do clima organizacional, bem como para que os funcionários se sintam partícipes de novos projetos que passarem a fazer parte do portfólio da nova organização reestruturada.
Dentro dessas premissas, a ASSEC-MG tem procurado, junto à direção do CDTN, trazer informações sobre a reestruturação em curso na CNEN para os servidores, visando minimizar possíveis efeitos negativos sobre os mesmos, nesses momentos críticos de incertezas quanto ao destino do próprio CDTN.
Tendo em vista que os temas sobre a separação da CNEN e também sobre a possível instalação do Laboratório Nacional de Materiais Avançados – LNMA, do MCTIC, no CDTN, vinham chegando ao conhecimento de alguns servidores do CDTN, de formas diferentes, a ASSEC-MG encaminhou ao diretor do Centro, no dia 04 de outubro, email solicitando uma reunião ampla com os servidores, para receberem informações sobre o andamento desses fatos. Decorridos vinte dias após o encaminhamento desse pleito e sem nenhum retorno oficial do diretor do CDTN, a ASSEC-MG reiterou ao mesmo a realização da reunião sobre os temas mencionados, acrescidos de novos fatos como a criação do escritório da CNEN no IPEN e a reunião no dia 18 de outubro no MCTIC, com representante do CDTN, para tratar da estruturação do LNMA.
Somam-se, nesse momento, aos problemas internos, outros relativos à reforma da previdência, reforma administrativa ampla, com possibilidade de alterações nas Carreiras de Ciência e Tecnologia e ainda possível perda de abono de permanência. A ASSEC-MG teme que tais fatos possam contribuir para promover mais aposentadorias no CDTN.
Em email do dia 17 de setembro de 2019, encaminhado aos servidores, o presidente da CNEN declarou que: “Destaco que os Diretores e Dirigentes de institutos são os meus representantes em cada unidade da CNEN. Além de dirigir e gerenciar as atividades de suas respectivas áreas, eles têm a função de repassar o que está sendo feito, dirimir dúvidas, informar sobre o que está sendo tratado, inclusive em reuniões com a Direção e Presidência.”
Na ausência de resposta do diretor do CDTN aos pleitos encaminhados, a ASSEC-MG encaminhou ao presidente da CNEN, em 06 de novembro de 2019, email solicitando esclarecimentos dos temas encaminhados ao diretor do CDTN, bem como a divulgação interna da proposta de reestruturação elaborada pela CNEN e já encaminhada ao MCTIC.
ASSEC-MG Belo Horizonte, 07 de novembro de 2019