Postado por assecmg on 19 set 2019 /
Nenhum comentário
Representantes argentinos se reúnem com autoridades do MCTIC e CNEN e com membros do Núcleo de Implantação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear NI / ANSN.
Há dois grupos trabalhando na criação da ANSN e da reestruturação da CNEN, um conduzido pelo presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, e outro pelo professor Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, coordenador do NI/ ANSN. O grupo do professor Aragão vem disponibilizando as atas de reuniões no site do CBPF. O presidente da CNEN vem se comunicando com os servidores por meio de “Mensagem do Presidente”, no ambiente interno da CNEN, e disponibilizou o email [email protected] para receber sugestões diretamente dos servidores.
A ideia de buscar informações sobre a experiência Argentina com esse tema estava na agenda desses dois grupos. No dia 30 de agosto, o MCTIC e CNEN promoveram um workshop para conhecer a experiência dos argentinos com a criação da Autoridad Regulatoria Nuclear – ARN da Argentina. Nos dias 03 e 05 de setembro, o grupo do professor Aragão, do qual participam também dois representantes da CNEN, se reuniu com representantes da ARN, abordando o mesmo tema. Da leitura da matéria mencionada logo a seguir e da Ata do segundo grupo, dos dias 03 e 05 de setembro, não fica claro se foi o mesmo grupo de representantes argentinos que participou dos dois eventos.
MCTIC e CNEN
No link a seguir, você acessa a íntegra da matéria “MCTIC e CNEN promovem workshop para conhecer experiência da Argentina na criação de uma agência reguladora de atividades nucleares”, informando o que aconteceu no evento. Segundo a matéria, “a proposta do encontro foi a de permitir aos brasileiros, atualmente em fase de elaboração do projeto da Agência Nacional de Segurança Nuclear, conhecer a experiência dos argentinos com a criação da Autoridad Regulatoria Nuclear (ARN), ocorrida em 1997.”
http://www.cnen.gov.br/component/content/article?id=594
NI / ANSN
Nos links seguintes, você tem acesso ao material disponibilizado pelo NI/ANSN no site do CBPF e que trata da criação da Autoridade Nuclear de Segurança Nuclear brasileira.
Na ata a seguir, é mencionada a reunião de membros do NI/ANSN com representantes argentinos.
Ata da reunião nos dias 03 e 05 de setembro de 2019
http://portal.cbpf.br/attachments/anuclear/Ata_NIANSN_03e05set2019.pdf
Anexo 1 – Presentación institucional ARN 29 agosto 2019
https://portal.cbpf.br/attachments/anuclear/PresentacioninstitucionalARN29agosto2019.pdf
Anexo 2 – Ata – 4ª Reunião Plenária do CDPNB 09/05/2019
http://portal.cbpf.br/attachments/anuclear/Ata4aReuPlenaria09maio2019MC.pdf