Desde que o ministro Marcos Pontes assumiu a direção do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, o Fórum de C&T estava buscando agendar uma reunião como o mesmo. Depois de muito trabalho, finalmente foi realizada uma reunião do Fórum com a presença do ministro, no dia 19 de agosto de 2019.
Ministro Marcos ponte, ao centro.
A reunião do Fórum de C&T, realizada em Brasília, contou também com a presença de Celestino Todesco, chefe de gabinete, Brigadeiro Carlos Batistucci, subsecretário de C&T, Edna Amorim, coordenadora-geral de gestão de pessoas, e Flávia Duarte Nascimento, diretora de administração.
Ministro e participantes da reunião.
Representando a ASSEC-MG, participaram do evento Flávio Ribeiro Alves, presidente dessa Associação, e o nosso colega aposentado, mas sempre apoiando os servidores, Antonio Fioravante Neto.
Antonio Fioravante Neto, à esquerda e Flávio Ribeiro, à direita.
Na reunião, representantes do Fórum expuseram as preocupações com a necessidade de recomposição urgente da força de trabalho das instituições de Ciência e Tecnologia – C&T, fator que pode colocar em risco a existência dessas instituições, agravada pela Emenda Constitucional – EC 95. Manifestaram também as preocupações com a situação orçamentária na área de C&T.
Defesa das Unidades de Pesquisa também foi pauta do evento, sendo mencionado episódio em que foi envolvido o Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE. Foi solicitado restabelecimento de Comitê de Busca para esse Instituto e inserção de representante de servidores nesse Comitê.
Foram ainda temas da reunião a reestruturação da CNEN, com separação da pesquisa e desenvolvimento da área regulatória e de fiscalização e também a reforma administrativa, com possível redução do número de ministérios e das carreiras de C&T.
No link abaixo, pode-se acessar o relatório da reunião do Fórum de C&T, ocorrida em 19 de agosto de 2019, e ter informações mais detalhadas sobre o evento e as respostas do ministro aos questionamentos.
RelatorioForum08_2019_19_ago