Informativo 01 - 06/02/2014

Local: Brasília
Data: 4 e 5 de fevereiro

Entidades presentes: SindCT, ASCAPES, APOSEN, ASSEC-MG, ASEC-RJ, FINCA,
Justificaram ausência: ASSIEC-Belém.

No dia 4 de fevereiro o Fórum de C&T, reunido nas instalações da ASCAPES, conduziu uma análise da tabela salarial proposta por um grupo de trabalho do CNPq – DF, como forma de iniciar as discussões sobre a necessidade de atualizar a tabela apresentada na campanha salarial de 2012.

Os resultados dessa discussão foram muito esclarecedores dos conceitos da tabela, o que servirá de base para uma tomada de decisão do colegiado do Fórum, após avaliações de outras propostas.

Também foi discutida e aprovada uma aproximação das entidades das carreiras irmãs, ASMETRO, AFINPI, ASSIBGE e ASFOC, para identificar convergências que permitam ações conjuntas de campanha. Foi sugerido o dia 25 de fevereiro, terça-feira, para agendamento da reunião.

No dia 5 de fevereiro o Fórum participou do ato público de lançamento da Campanha Salarial 2014, em frente ao Bloco K, onde foram contatadas lideranças da ASFOC (Paulo Garrido) e da Asmetro (Sérgio Ballerini). A proposta da reunião teve bom acolhimento e ficou de haver evolução das tratativas por e-mail. A secretaria enviará e-mail produzido pelo coletivo incluindo as demais entidades. Esta reunião aconteceria no Rio de Janeiro.
Por fim, o Fórum se reuniu com o Chefe de Gabinete do MCTI, Marcos Toscano, de quem cobrou novamente intervenção junto à SRT/MPOG para que reestabeleça a negociação da incorporação da GDACT, pendência do Termo de Acordo 9/2012. Ele alegou que já foram emitidos dois avisos ministeriais e que a possibilidade de outra intervenção teria que ser oportuna. Também citou dificuldades consequentes do momento político.

AVALIAÇÃO DAS ENTIDADES DO FÓRUM DE C&T

Apesar de tímido, o ato público de lançamento da Campanha Salarial foi positivo, marcou politicamente o início das mobilizações. O Fórum terá que discutir com maior quórum as suas relações com a Condsef, dada a renovação da diretoria e do Secretário-Geral.

Os muitos senões de Toscano demandam por outras formas de mobilização que possibilitem avançar na negociação da incorporação da GDACT. O assunto será alvo de pauta da próxima reunião, em que se poderá produzir um documento de cobrança a ser protocolado no MPOG. Também se decidiu provocar as instituições do Fórum para que contatem possíveis aliados políticos que possam ajudar a desemperrar a negociação.

CONVOCATÓRIA:

O Fórum de C&T confirma a reunião dos dias 11 e 12 para discussão da seguinte pauta:

1. Produção de documento de cobrança à SRT de continuidade da discussão de incorporação da GDACT ao VB;

2. Coletar e sistematizar relação de possíveis aliados políticos e formas de atuação sobre a GDACT;

3. Evoluir a discussão da atualização da Tabela Salarial, através da análise e crítica das propostas existentes;

4. Preparar a reunião com as entidades das carreiras irmãs no Rio de Janeiro.